Galileu Galileia

Matemático, astrónomo e físico Italiano, Galileu nasceu em Pisa em 1564 e morreu em Arcetri (perto de Florênça) em 1642.
É considerado o fundador do método experimental. Descobriu a lei da aceleração uniforme da queda dos corpos e a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, entre outras, tendo conseguido traduzi-las matematicamente. Publicou a obra Tratado das Esferas. Tendo ouvido falar da invenção do telescópico, Galileu desenvolveu um método de ajuste de lentes que lhe permitiu construir e usar esse instrumento na observação astronómica. Graças a essa adaptação, constatou que a superfície da Lua não era plana, como se supunha, mas irregular, observou que a Via Láctea era composta de estrelas, e observou e nomeou os Satélites de Júpiter.
As observações que publicou em Sderius Nancius foram muito criticadas pelos astrónomos ligados  às ideias de Cláudio Platomeu. Galileu abraçou publicamente a teoria copernicana de um universo heliocêntrico e de uma Terra móvel, o que lhe valeu numerosas críticas, nomeadamente por tais noções serem contraditórias àqueles presentes na Bíblia. Por esse motivo, Galileu foi julgado e condenado em 1633, e teve abjurar perante a Inquisição.
Cerca de 400 anos após a sua condenação à morte, o Papa João Paulo II ajoelhava ao seu túmulo, na Igreja de Stª Cruz, em Florença, num acto de humildade, reconhecendo publicamente e em nome da Igreja Católica, a injusta condenação a que Galileu tinha sido sujeito. Mais sobre Galileu  é em geral considerado fundador da ciência moderna.

publicado por Mário Feijoca às 17:28 | comentar | favorito